segunda-feira, 29 de julho de 2013

Adesivo deixa qualquer pessoa invisível para os mosquitos

O projeto do Kite Patch busca financiamento no site de crowdfunding Indiegogo

Kite Patch, adesivo que deixa qualquer pessoa invisível para os mosquitos

O Kite Patch foi desenvolvido pelos pesquisadores Grey Frandsen, Michelle Brown e Torrey Tayanaja, dos Laboratórios Olfactor

São Paulo – É o fim dos inseticidas. Pesquisadores criaram o Kite Patch, um pequeno adesivo capaz de deixar qualquer pessoa invisível para mosquitos por 48 horas.O Kite Patch foi desenvolvido pelos pesquisadores Grey Frandsen, Michelle Brown e Torrey Tayanaja, dosLaboratórios Olfactor. O adesivo foi baseado em descobertas do pesquisador Anandasankar Ray e seus colegas na Universidade da Califórnia, em Riverside.

Em 2011, a revista científica Nature publicou um artigo sobre a descoberta dos cientistas. Já era conhecido o fato de os mosquitos detectarem o dióxido de carbono emitido pelas pessoas. Baseados nessa informação, pesquisadores de Riverside identificaram três grupos químicos que podem quebrar os receptores de dióxido de carbono dos mosquitos.

De acordo com a pesquisa, cada grupo químico funciona de forma distinta para confundir seu alvo. Um deles imita o dióxido de carbono e pode ser usado para atrair mosquitos para armadilhas. Outro previne que os mosquitos detectem o dióxido de carbono emitido pelo corpo humano. O último desorienta o mecanismo de detecção de CO2 dos mosquitos.

Ao saber dessas informações, o grupo dos Laboratórios Olfactor cirou o Kite Patch, um pequeno adesivo atóxico que deve ser colado na roupa. Assim, ele consegue desorientar o radar de CO2 dos mosquitos.

O projeto do Kite Patch busca financiamento no site de crowdfunding Indiegogo. Ainda faltam 35 dias para o fim das arrecadações. A meta era de 75 mil dólares, mas o grupo já ultrapassou 250 mil dólares.

A equipe deseja testar em larga escala o adesivo em Uganda, uma das áreas consideradas com maior infestação de mosquitos da malária. Com isso, esperam ter resultados suficientes para finalizar a formulação do adesivo e expandir a produção em outros locais.

Nenhum comentário: