quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Linguagem de Programação Java: Qual seria o compilador ideal para quem queira iniciar programar em Java?


De  Miguel Mendes Ruiz: Estudou Física na USP

Eu sugeriria o javac, compilador padrão do java, que vem com a distribuição JDK da Oracle. Ou então o compilador do Eclipse, se for usá-lo como IDE. 

Me parece no entanto, que não era exatamente isso que você queria perguntar. Vou sugerir alguns documentos que podem te ajudar com programação em Java, como instalar a máquina virtual e o Java Development Kit (JDK), algumas dicas de IDEs (do inglês Integrated Development Environment ou Ambiente Integrado de Desenvolvimento) e mais. 

O livro que eu usei quando comecei a programar, e que é bem básico e toca em questões muito importantes e interessantes é o: 
Ele tem um apêndice falando sobre a instalação do Java e de uma IDE muito bacana para principiantes, "Dr. Java". 

Para seguir os estudos sugiro a apostila do curso FJ-11 da Caelum, que é muito bem feita e bem estruturada. Quando vc estiver no meio do primeiro pode começar a olhar esse. O pessoal da Caelum gosta bastante do Eclipse como IDE (eu tb gosto!) e nessa apostila têm apêndices para instalação do mesmo. 

Quando vc acabar os dois texto acima acho legal olhar a apostila do curso CS-14, tb da Caelum, 
disponível também no link http://www.caelum.com.br/apostilas/ 
que faz um passeio em algoritmos e estruturas de dados em Java. 

Eu não assisti, mas deve ser muito interessante nessa etapa assistir ao curso https://www.coursera.org/course/algs4partI 
que segue o livro-texto do próprio autor http://algs4.cs.princeton.edu/home/ 
Não sei se para assistir você precisaria do livro, mas acho q não. Tem uma sessão começando em Fevereiro. Dá tempo de estudar pra acompanhar as aulas até lá! 

bom estudo!

Nenhum comentário: